Torna-te eternamente responsável por aquilo que cativas

Torna-te eternamente responsável por aquilo que cativas

O grande filósofo alemão Peter Sloterdijk um dos maiores renovadores da cultura nas últimas duas décadas crê que as traduções do Pequeno Príncipe para o alemão não são suficientemente boas e publicou a própria versão do romance francês. Por que propriamente ele terá feito isso?
No início da primeira volume da sua maior obra, o Esferas (volume I: BOLHAS – recentemente lançado no Brasil em português) Sloterdijk avança com esta pintura e a seguinte interpretação:
A criança olha fixamente para a bolha de sabão exalada por ela. Naquele momento a criança e a bolha de sabão são unas. A criança, após exalar a bolha, passa a ser inspirada por ela. Olha fixamente para o belo fruto do ar de seus pulmões e voa junto com a bolha por ele exalada. Claro, em pouco tempo chega a hora da queda, a decepção de ter de retornar ao solo pelo estouro da bolha que o contia. Porém a criança prontamente percebe seu poder de exalar novas bolhas (“O que são esperanças frustradas se não ocasiões para novas tentativas?” Pergunta o Filósofo).
Quem terá exalado a criança? Quem exalou a humanidade? A terra? O mundo? Aquilo que os gregos chamavam de cosmos? “Tudo que é o caso”.
Torna-te eternamente responsável por aquilo que cativas. Frase do livro do senhor Exupéry. O que inspiras-te lhe compõe. Você pertence ao que lhe inspira.
Dentre outros (como aquele já salientado pelo filósofo Paulo Ghiraldellii no texto Sloterdijk e a redescrição da liberdade) acho que este poder ser visto coo um dos motivos que levou o Sloterdijk, um dos filósofos mais vivos da atualidade, a reeditar na Alemanha o conhecido livro.
Pedro Possebon, 16 de outubro, Santo André

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s