Cadernos Humorísticos (III)

Cadernos Humorísticos (III)

Estes intelectuais de facto brigam bastante. Da última vez que passei no meio de uma briga entre intelectuais levei com um bule de chá na orelha. Brigam muitos estes, o embate por que passei ontem era sobre a rotina. Há os que amam a rotina e não abrem mão dela. Porém há aqueles que estão referem viver à maluca, sem rotina para nada.

Felizmente o bule com que levei era um recipiente metafísico e não me magoei. Mas o tema pôs-me a pensar. Como viver sem uma rotina? Há algum homem com a criatividade necessária para, sem uma agenda para tal, conseguir passar seus dias sem repetir o que fez no dia anterior? Eu tive um papagaio assim, todos os dias andávamos à conversa e ele sempre vinha com uma reflexão nova. Nunca se repetia. Era inteligentíssimo aquele papagaio, um dia o gato lhe chamou para um debate.
É possível um cotidiano sem rotina? Não seria um cotidiano sem o elemento cotidiano? Nos jornais há a secção Cotidiano. Nela muitas vezes há acontecimentos nada comuns, pelo menos na minha vida. Há quem diga que a vida é uma constante repetição marcada por atos que iniciam outra repetição. Há quem diga até que estas repetições servem para que façamos melhor a cada dia, pela própria repetição.
Com estas dúvidas eu fui ter com o próprio Cotidiano e lhe perguntei:
– Cotidiano, por que tu me engole e cospe sem a menor consideração para comigo?
– Eu sou o Destino.
– Desculpe, entrei na sala errada.
(Encontrei a sala certa e lhe repeti a pergunta)
– Escute, quem você pensa que é?
– Eu sou um ser com dúvidas, mais nada!
– Os homens todos até hoje apenas têm me obedecido. Por que tu me questiona?
– Eu não gosto de ser tomado por ti. É que me sento muito mal, como se estivesse sendo violado. Não me sinto numa relação harmoniosa com minha própria vida.
Acordei daquela sonho atrasado, tive que parar de escrever.
Pedro Possebon, Santo André, 27 de maio de 2015
Leave a Reply

