Cadernos Humorísticos (I)

Creio que toda atividade filosófica tenha nascido como atividade humorística. Proposições como “tudo é água”, ou o paradoxo de Zenão de Eléia não faziam sentido se não em uma roda de amigos. O Elenkhós socrático têm o humor como método. Sem a ironia o Elenkhós não seria possível. Tem isto em mente, antes de se escrever cadernos filosóficos há de se escrever cadernos humorísticos.

Cadernos Humorísticos (I)

O Homem é um ser que aprende. Disto todo militar sabe. A atividade do homem é aprender. Aquele que aprende a nada fazer supera o que aprende a cometer todos os dias o mesmo erro. Aquele que aprende e sabe que sabe tem aí mais um saber, com isso pode ampliar sua gama de saberes, infinitamente até, como um espiral. Sócrates, mais uma vez, e nem chegamos na metade do texto!
Com certeza o leitor não me quer ver refletindo sobre militares. Os mais novos nem o podem ouvir, ainda tem a lembrança das chapadas que levaram. O velhaco não gostará do meu tom, é porque ele era jovem e esqueceu das surras. Eu ainda não levei nenhuma, vou hoje ao quartel dar juras à bandeira e gritar o nome do país.
Muito bem me faz acordar cedo. A sonolência é crítica. Na dúvida o que dá sono não presta. O criticismo, que muitas vezes se mostra mais como parvoíce que como método, tem a sonolência como matéria essencial do curso de crítico. Aulas estas que são dadas pelo professor mais antigo do departamento. O próprio Kant que já era chato dormiria ao ouvir seus discípulos kantianos.
A escola muito bem sabe disto. Forma o espírito crítico dos alunos, obrigando-os a acordar cedo. Muito bem me fez. Hoje só proso a prosa que prezo porque fiz anos de escola. Agora me vou porque tenho que ir à junta. Depois conto meus contos militares.

Pedro Possebon, Santo André, 25 de maio de 2015

Leave a Reply

